_____________________

Cotidiano e Mobilidade é um grupo criado por Bia Amaral e Giodana Holanda no NAT_EAV | Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.

Visando a criação de narrativas e mapeamentos de experiências e práticas cotidianas nas cidades, o grupo vem desenvolvendo um trabalho de arte utilizando dispositivos móveis em derivas e percursos urbanos, movidos por questões ligadas ao  cotidiano urbano na era da mobilidade.

O primeiro evento do grupo foi realizado em 2007 com concepção e coordenação de Bia Amaral: Arte e Mobilidade – Registros de percursos urbanos utilizando câmeras e celulares, explorando diálogos de imagens através do Flickr. Trabalho apresentado na Mostra FotoRio, em 2007. Participaram do trabalho e evento: Angelina Camelo, Baby Bittencourt, Bia Amaral, Giodana Holanda, Ivani Pedrosa, Jacqueline Siano, Sheila Tostes e Tina Velho.

O segundo evento, foi realizado na mostra comemorativa de 10 anos do NAT_EAV  – Estamos Juntos Misturados em 2008. Chamado de Grupo Mobilidade, participaram do trabalho e evento: Bia Amaral, Giodana Holanda, Jac Siano, Lucia Vignolli, Roselane Pessoa e Tina Velho, apresentando registros em fotografias e vídeos de percursos cotidianos pelo bairro do Jardim Botânico.

O atual grupo foi constituído em 2009, por Bia Amaral, Giodana Holanda, Jac Siano, Joy Till,  Lídice Matos e Tania Queiroz, criando  uma rede de conexões de imagens e idéias, a partir de diálogos de fotografias e vídeos de celular criados através de palavras-chaves, enviadas por mensagens de texto via telefones celulares, e postadas em um grupo no Flickr. A rede de trocas foi ampliada em 2010 com a participação de Marianna Olinger, Lia Sarno e Regina Amorim, alunas do  NAT_EAV.

A partir de  2011, o grupo  voltou-se para a criação de narrativas e mapeamentos pessoais da cidade, convidando Juana Amorim, Juliana Franklin, Leandra Lambert, Lia Sarno e  Marianna Olinger, ex-alunas do NAT_EAV para participarem da exposição Cotidiano e Mobilidade realizada entre julho e agosto de 2011 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.

______

.

.

Anúncios